quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O Concelho de Estarreja


  • Armas - Escudo de negro com uma banda ondada de azul orlada de prata carregada de três peixes, de prata realçados de negro, acompanhada de seis espigas de trigo de ouro folhadas de verde, postas em orla. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres: " VILA DE ESTARREJA ", de negro.

  • Localização geográfica - Estarreja pertence ao distrito de Aveiro (Beira Litoral), localizando-se na sub-região do Baixo-Vouga. É limitada pelos concelhos de Ovar, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Murtosa. O concelho estarrejense situa-se na freguesia de Beduido, sendo sede de um município com 108,11km². de área, 28 182 habitantes (Censos de 2001) e com uma densidade populacional de 247,4 habitantes/km².
    O concelho de Estarreja encontra-se subdividido em 7 freguesias (Avanca, Beduido, Canelas, Fermelã, Pardilhó, Salreu e Veiros.


A Câmara Municipal de Estarreja


  • Toponímia – O topónimo de Estarreja, é provavelmente de origem árabe “Badani” (Beduíno), que significa “homem de campo”.




  • História – Desde os primeiros tempo da fundação da Nacionalidade, os lugares de Santiago deBeduido e de Antuã (Salreu), eram já povoados. Existindo na Igreja paroquial de Santiago de Beduido, uma inscrição do Rei D. Afonso III, o que leva a crer que esta povoação era bastante importante na época.

(Inexistência de documentos históricos sobre a origem estarrejense)




Nenhum comentário: