domingo, 9 de março de 2008

Freguesia de Fermelã





  • Brasão: A balança e o Fiel representam o São Miguel, o padroeiro da freguesia, a Água retracta a zona lagunar do Baixo Vouga e o Adem é uma espécie de pato que ainda existe nos campos da freguesia.






  • Um pouco da sua História...


As primeiras referências a esta terra situam-se antes do Condado Portucalense, mais propriamente nos tempos do império Romano. Nessa altura, a área que hoje é ocupada pela Ria de Aveiro, era um golfo aberto ao mar, constituindo naturalmente um bom porto de abrigo e consequentemente um espaço de intercâmbio comercial.
Com o desenvolvimento da civilização muçulmana, os Árabes invadiram e instalaram-se em toda a península Ibérica, e nesta região, viveram durante séculos, tendo construído uma mesquita onde hoje é Fermelã.
Pouco a pouco, porém, os cristãos começaram a reconquistar as terras sob o domínio árabe e conseguem todo o norte da Península Ibérica, que passa a ser cristã.
Nesta reconquista os cristãos foram ajudados pelos Cruzados (grupos religioso - militares) vindos do norte da Europa, que a caminho da Terra Santa, foram surpreendidos por um grande temporal, quando passavam o golfo de Aveiro. Na aflição do eminente naufrágio prometeram à Virgem que, se salvassem construiriam uma igreja em Sua Honra. Conseguiram aportar numa terra onde existiam as ruínas de uma mesquita e sobre essas ruínas edificaram a igreja no cumprimento da sua promessa.
A essa terra, anteriormente povoação árabe, chamaram “Terra Boa”, que na sua língua seria qualquer coisa parecida com Fermellana. Sabe-se que em 1078 já se refere Fermellama, que bem pode vir de “Fine Land”, após assimilação pelos latinos que por cá viviam. Em 1587 já se dizia Fermelam, e hoje Fermelã.


A freguesia de Fermelã beneficiou do foral Manuelino de Angeja em 1514. Pertenceu ao concelho de Pinheiro da Bemposta até 1839, altura em que integrou o concelho medieval de Angeja, extinto em 1853. Desde então faz parte do concelho de Estarreja.


  • Festas e romarias


O dia de S. Miguel (padroeiro da freguesia), é no dia 29 de Setembro. A festa é feita sempre no último domingo de Setembro. É organizada por um grupo de pessoas que tem o nome de mordomos, que organizam tudo o que é preciso para fazer a festa, e na qual está incluída a feira das cebolas, durante todo o dia de sábado. No domingo de manhã há missa em louvor do S. Miguel. À tarde há a procissão que dá a volta à freguesia e à noite há arraial com música.

Por sua vez, no lugar do Roxico há também a festa em honra de S. Bartolomeu (padroeiro do Roxico), que é no dia 24 de Agosto. No entanto, festeja-se sempre no domingo a seguir ao dia 24. A festa começa no sábado com a procissão das velas com a imagem da Nossa Senhora do Rosário que sai por volta das 21 horas da capela de S. João situada em Fermelã.
As pessoas trazem velas acesas e quando se chega à capela do S. Bartolomeu é celebrada a missa. No domingo há missa e da parte da tarde faz-se a procissão, que dá a volta ao lugar. O padroeiro S. Bartolomeu vai dentro de uma barca por ser padroeiro dos pescadores. À noite temos o habitual arraial.


  • Actividades


Aqui fica um vídeo de uma das actividades, neste caso desportiva, que se pode praticar em Fermelã.

http://www.youtube.com/watch?v=7lw-4m1Ie30

Nenhum comentário: