sábado, 5 de abril de 2008

Freguesia de Veiros

.
A sua história...



Brasão: escudo de ouro, faixa ondeada prata e azul de três tiras beiradas em onda, acompanhada em chefe de um livro de prata, realçado de vermelho, carregado de uma faca com lamina de vermelho e punho de negro, posta em faixa; em contra-chefe, um sobreiro arrancado, de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro:”Veiros -Estarreja”.


Veiros, uma das sete freguesias do Concelho de Estarreja, tem origens na época romana, cerca do século X.
Uma das origens do topónimo de Veiros é romana: Valeriusà; Valeirosà; Vreeiros e por fim Veiros. Esta proveniência está relacionada com a proximidade que este antigo povoado tem com a ria e com os esteiros, onde se conta que chegavam peles preciosas para Portugal da Hungria e da Eslováquia, que só os fidalgos podiam usar.


O seu património histórico-cultural, ambiental e artesanato...


A freguesia não é muito rica a nível de património histórico, sendo de realçar as suas capelas e a sua igreja paroquial, mas é riquíssima em património ambiental, bem visível nos seus esteiros, em lagoas e no sobreiro centenário de S. Geraldo. Podemos ainda destacar a Fonte do Cavalo, que deu de beber aos cavalos das tropas napoleónicas - invasões francesas, a Fonte do Esquinto, que foi construída para abastecer com água um mercado, a Praça do peixe e o Museu Padre José Henriques.
Ao longo dos séculos, Veiros foi sendo conhecida pelas suas esteiras de bunho, as vassouras de junco, os cestos de vime, as miniaturas de barcos moliceiros, pelas suas festas e romarias, pela apanha do moliço, pela sua Praça de peixe, mas principalmente pela sua cebola.




Veiros não é só passado...




...é também futuro!


O futuro que passa pela melhoria da rede viária, a conservação do património, o dinamismo das colectividades, a construção de uma nova Junta de Freguesia, o embelezamento do centro, a construção de uma nova Unidade Saúde, e principalmente a colaboração de todos os Veirenses no desenvolvimento e progresso da freguesia.



Visite Veiros...

Uma freguesia por descobrir!!!

2 comentários:

Fermelanidades disse...

Mais algumas poucas vergonhas de fim de semana no bioria que acho pertinente ler.

Obrigado.

Rui Pereira disse...

Parabéns por este belo trabalho que estão a desenvolver... É com muito gosto que visito este blog, fruto de um trabalho muito interessante e pelo que vi muito bem constituido...
Boa continuação para o vosso trabalho...