sábado, 2 de fevereiro de 2008

Curiosidades sobre o Concelho de Estarreja


  • Feriado Municipal – 13 de Junho
  • Orago - S. António

  • Carnaval Estarrejense

Atrai milhares de visitantes à cidade, nomeadamente nos desfiles de Domingo Gordo e de Terça – Feira de Carnaval. Outro dos momentos altos desta época, é o corso infantil, que se realiza uma semana antes. O carnaval de Estarreja movimenta centenas de pessoas ao longo de todo o ano.


  • História - As origens do Carnaval de Estarreja datam o final do século XIX, Chegando nessa altura notícias das famosas ”Batalhas das Flores”, que eram cortejos bastante animados da época carnavalesca, com carros alegóricos ricamente guarnecidos, com o patrocínio de algumas empresas e famílias locais.


Desfilavam nas ruas estarrejenses, em manifestações divertidas. E ao longo dos anos este carnaval tomava algumas proporções, no entanto a instabilidade política que se vivia no país, levou ao esquecimento desta época festiva, sendo lembrada por apenas alguns foliões que insistiam na continuação desta prática.





Em 1978, a comissão organizadora contactou a Câmara Municipal, para obter alguns apoios logísticos, e nesse mesmo ano procedeu-se à vedação da Praça Francisco Barbosa, em que cada pessoa adulta pagava 20$00.





Com o apoio da Câmara Municipal o Carnaval toma outras proporções, e com a cobrança das entradas foi possível verificar um aumento significativo da qualidade.




Um comentário:

Anônimo disse...

tá muito gira a vossa página e interessante.

beijocas

**********